Geralmente, quem começa a trilhar os caminhos da fotografia profissional se depara com um problema comum que é na hora de fazer um orçamento dos serviços fotográficos. A questão é como se chegar a um valor ideal, que não fuja da realidade do mercado e, ao mesmo tempo, que seja interessante para o cliente.
Não podemos descartar que fazer um bom orçamento é algo um tanto complexo. É preciso administrar a realidade e as expectativas do cliente, os valores praticados pelo mercado e as necessidades do próprio fotógrafo.

Nesse processo, existem dois erros muito comuns: cobrar muito abaixo dos valores praticados pela média do mercado ou muito acima dele. Em ambos os casos, você pode sofrer prejuízo ou ficar com a credibilidade comprometida, além de se tornar uma referência negativa para o mercado, fazendo jus à expressão “melar o mercado”.
Para evitar que isso aconteça, tudo deve ser colocado no papel a fim de que nenhum detalhe seja esquecido, dentro da composição de um orçamento justo e confiável.

Ao montar um orçamento fotográfico é sempre importante entender a necessidade de cada cliente. Um orçamento nunca é exatamente igual ao outro: cada cliente tem necessidades específicas. Por exemplo, se para determinado casal o ensaio pré-wedding deve ser feito numa praia linda, pois isso faz parte da história dos dois; para um outro casal, talvez o mais importante seja apenas a cobertura fotográfica no cartório civil, com o objetivo de apenas registrar esse momento para a posteridade, dadas as restrições orçamentárias.
Cabe explicar que o ensaio pré-wedding é aquele feito alguns dias antes do casamento, só com o casal, num ambiente diferente do da cerimônia, como numa praia, no campo, ou no frisson de uma cidade movimentada. As possibilidades para esse tipo de ensaio são inúmeras.
Se for um evento corporativo, por exemplo, o fotógrafo precisa saber onde ele ocorrerá, quantas pessoas participarão dele, sua duração, altura do pé direito, cor das paredes etc.
Assim sendo, nesse primeiro contato, o profissional deve fazer uma série de perguntas básicas ao cliente, sempre de forma amistosa.
- Qual o tipo de serviço? Fotografia social, de arquitetura, de espetáculo, de gastronomia, ensaio fotográfico, foto de objetos (still) etc.
- Quanto tempo durará a sessão de fotografia/evento?
- Quantas imagens deverão ser tratadas?
- Onde ocorrerá o trabalho? Há infraestrutura suficiente?
- Será durante o dia ou à noite?
- Requer lentes específicas, tipo grande-angular ou para macrofotografia?
- Requer equipamentos especiais de iluminação?
- Será necessário alugar um estúdio, por exemplo?
- Esse estúdio já possui todos os itens de iluminação ou ficará sob a responsabilidade do fotógrafo levá-los?
- Será preciso a contratação de profissionais de maquiagem e cabelo?
- Haverá estacionamento no local?
- Será necessário fazer alimentação no local?
- Quem arcará com as despesas de alimentação e estacionamento?
- Será preciso viajar?
- Haverá a necessidade de assistentes? Quantos?
- Em quais formatos esse trabalho deverá ser entregue? Google Drive, OneDrive, WeTransfer, Pendrive, CD, DVD, por e-mail, álbum fotográfico físico, painéis ou pôsteres adesivos?
Sanadas todas essas dúvidas, o fotógrafo terá uma estimativa de tempo, equipamentos e auxiliares necessários para a realização do serviço.

Um erro muito frequente ao se fazer um orçamento de fotografia é o dimensionamento incorreto dos custos envolvidos na prestação do serviço. Muitos detalhes costumam ser deixados de lado, tornando a atividade inviável a longo prazo. Para não errar, antes de determinar qualquer preço, leve em conta os seguintes fatores:
O valor da hora de trabalho
Qual será o custo total de sua mão de obra, considerando o tempo necessário de deslocamento, para se fazer as fotos e tratar as imagens? É preciso ter em mente que, por vezes, se gasta mais tempo tratando as imagens do que as captando.
Equipamentos
Quais serão utilizados? Equipamentos mais caros exigem um orçamento maior. Considere custos de depreciação, seguro de câmera, flashes, lentes cartões e baterias. Outro ponto a ser levado em conta é que, caso você não tenha, por exemplo, determinada lente, você deverá alugá-la, havendo também o custo da diária a ser incluído nesse ponto do orçamento.
Entrega das imagens
Como ela foi combinada? Pela internet (Google Drive, OneDrive, Wetransfer), em CD, DVD, pendrive ou em um álbum fotográfico físico? É bom lembrar que, dada a rapidez e segurança do envio das imagens eletronicamente, o uso de CD, DVD e pendrive para esse fim está cada vez mais em desuso.
Assistentes
Haverá a necessidade de auxiliares no momento de se fazer as fotos? Será preciso contratar profissionais de maquiagem, cozinha (no caso de fotos de gastronomia), dentre outras especialistas?
Transporte e Alimentação
Como serão calculadas as despesas de alimentação e transporte de ida e volta até o local das fotos?
Estacionamento
O estacionamento é gratuito ou não? Esses itens ficarão sob responsabilidade de quem presta o serviço ou de quem o contrata?
Taxas e autorizações
Há lugares que cobram uma taxa para se fotografar um evento em suas dependências, como por exemplo determinados parques e igrejas. Existem lugares ainda que não cobram taxa alguma, contudo, exigem a formalização do serviço fotográfico que vai ser realizado em suas dependências. Esses lugares geralmente pedem o envio por e-mail da explicação sobre a natureza do serviço, o tempo de duração, a quantidade de pessoas envolvidas, a lista de equipamentos utilizados etc. É preciso acertar previamente quem cuidará dessa parte burocrática e quem se incumbirá de pagar as taxas, quando isso se fizer necessário.
Impostos
Eles não podem ser descartados, caso o fotógrafo tenha empresa aberta ou trabalhe como Microempreendedor Individual (MEI). O ponto positivo de ser um fotógrafo com MEI ou com empresa aberta, é que ele conseguirá atender de forma mais profissional clientes que exijam a emissão da nota fiscal dos serviços prestados.
Responsabilidade
É muito importante pesar a responsabilidade que o serviço requer. Por exemplo: errar em um casamento, que não volta mais, é muito mais desastroso do que errar em um still de produto, que pode ser refeito. Essa perspectiva ajudará a definir também o custo dos equipamentos de backup e providências extras necessárias.
Repercussão
Deve-se pensar ainda na repercussão daquele trabalho, ou seja, quanto a empresa contratante lucrará a partir de suas fotos. Se a perspectiva de lucro for alta, pode-se cobrar um pouco mais.
Networking
Qual o potencial desse trabalho para gerar uma boa rede de contatos e estimular o fechamento de outros contratos? Se as perspectivas forem boas, pode-se cobrar um pouco menos.
Portfólio
Qual será a importância desse trabalho na constituição do seu portfólio? Se for alta, o que se deixará de ganhar por reduzir a margem de lucro nesse serviço poderá ser compensado no fechamento de trabalhos futuros.

Até aqui, identificou-se as necessidades de clientes, e estimou-se os custos para realizar o atendimento. Agora, é hora de determinar o preço, tendo como base o quanto o mercado está cobrando por trabalhos similares.
Preste atenção:
Não cobre menos que o necessário: um dos principais erros nessa fase é fazer orçamentos abaixo do que o mercado cobra somente para "pegar o serviço". Essa prática prejudica toda a categoria e o seu próprio futuro como profissional.
Mas também não cobre preços "estratosféricos":
Um erro comum é superdimensionar os custos do trabalho. Nunca esqueça de considerar a realidade de cada cliente ou da região de atuação.
Peça pagamento antecipado: uma boa sugestão é pedir um valor antecipado e programar o pagamento final para o dia da realização do serviço.
Esta prática evita muitas dores de cabeça, principalmente em eventos cujos gastos gerais são mais altos. Nesse tipo de cobertura, o profissional corre o risco de ter seu pagamento adiado ou substituído por outra despesa mais “emergenciais”.
Identifique a faixa de orçamento: o mercado possui várias faixas de orçamento conforme o nível de cada profissional.
Em geral, iniciantes cobram menos do que profissionais mais experientes e que possuem equipamentos mais avançados.
Algumas perguntas ajudam a identificar se o fotógrafo pode cobrar de acordo com patamares mais elevados:
1. Suas fotos já têm uma "marca registrada"?
2. Você já é referência no mercado?
3. Possui fotos que já alçaram a condição de "fine-art"?
4. Tem fotos premiadas em concursos?
5. Tem fotos destacadas em concursos específicos, na mesma categoria do trabalho a ser realizado?
Cuidado com os descontos para pessoas conhecidas e/ou familiares: se houver alguma relação de parentesco ou amizade, talvez você aceite trabalhar com preços mais camaradas, mas isso não deve ser regra. Além do que, dependendo do tipo de relação que se tem o com parente/amigo, talvez seja mais interessante nem realizar esse serviço, evitando ressentimentos futuros.
Seja qual for o serviço e as reivindicações do cliente, nunca reduza demais o valor do seu serviço, pois isso poderá prejudicar sua carreira e o mercado como um todo. Lembre-se: “se não compensa fazer determinado serviço é porque você está cobrando errado”.

Apresentar um orçamento de fotografia confuso ou mal redigido é o primeiro passo para NÃO se fechar o negócio. Afinal, como o cliente confiará as fotos do seu evento inesquecível a quem se expressa de maneira tão equivocada e que tem gosto estético questionável?
Para estimular uma resposta positiva, o orçamento precisa ser agradável de se ver e conter as seguintes informações:
O logotipo da empresa.
Um breve currículo do profissional.
Telefone e/ou WhatsApp, e-mail, Instagram e outras redes sociais.
Site do fotógrafo.
Formas e prazos de pagamento (parcelamento via cartão de crédito e PIX podem ser determinantes para o fechamento do negócio).
Nesse orçamento deve conter um pouco do trabalho do fotógrafo, com fotos que busquem:
Impactar, emocionar, destacar e atestar.
Selecione imagens de alguns trabalhos já realizados a fim de conquistar possíveis clientes. Seria interessante que essas imagens integrem o pdf do orçamento. Há a possibilidade de se enviar um e-mail com um link para o portfólio on-line ou para o próprio site, embora seja mais interessante fazer com que essas fotos já estejam no corpo do orçamento).
Destaque para os compromissos de cada uma das partes - contratante e contratado.
Data de validade do orçamento.
Apresentar com clareza todos os impostos e emissão de nota fiscal.
Considere também que o orçamento não precisa se restringir ao serviço solicitado. Você pode oferecer serviços complementares e pacotes promocionais.
Por exemplo: em um orçamento de fotografia de casamento, além das fotos do evento em si, é possível propor pacotes com as seguintes opções:
Making of da noiva: acompanhando toda a preparação para a cerimônia.
Ensaio pré-wedding: realizado antes do casamento, em lugar mais descontraído e importante para a história do casal.
Ensaio trash the dress: quando se faz um ensaio mais ousado, com fotos dentro do mar, no campo ou em uma floresta, por exemplo. Chama-se trash the dress devido à possibilidade de o vestido da noiva se estragar nesse dia. Para esse tipo de ensaio, normalmente utiliza-se um modelo diferente do da cerimônia e, mais barato.

Com tantos detalhes, vale a pena gastar um certo tempo na preparação do orçamento de fotografia, colocando tudo direitinho no papel.
De nada adianta enviar o orçamento em poucos minutos e depois ter que fazer uma série de correções nele. Isso demonstra amadorismo.
Mas cuidado para não demorar demais: a agilidade no retorno pode ser determinante para superar a concorrência.
Para garantir a praticidade do processo, faça o envio eletronicamente (por e-mail ou WhatsApp, por exemplo) do arquivo em PDF ou .DOC.
Não esqueça de pedir um retorno de recebimento para evitar desencontros. Reforce que a cópia impressa será entregue pessoalmente, em uma conversa mais abrangente para sanar todas as dúvidas.
Coloque em destaque o prazo de validade do orçamento. Do contrário, a pessoa pode exigir que se cobre um valor acordado em janeiro para um evento que só ocorrerá em novembro, sem qualquer correção de inflação.
Como fazer o acompanhamento da proposta?
O follow-up deve ser feito com certo cuidado, dando tempo necessário para que a pessoa avalie o orçamento com tranquilidade.
Mas não deixe tudo correr livremente: quem está te contratando pode não dar retorno e fechar outra proposta, enquanto você permanece na expectativa.
Mas é importante reforçar que o negócio precisa ser fechado com uma boa antecedência – com alguns meses, de preferência.
Esse cuidado garante o tempo necessário para se programar e receber pagamentos parcelados. Demonstre respeito e um ar amistoso para que essa informação não soe impositiva.
Jamais faça críticas aos orçamentos de colegas apenas com o interesse de valorizar seu trabalho e vencer uma concorrência.
Seguindo essas dicas, você chegará ao orçamento de fotografia ideal: aquele que entende o mercado, valoriza o próprio trabalho, além de demonstrar profissionalismo e respeito a cada cliente.